1992.

terça-feira, 30 de março de 2010

"Click"


Hoje em dia, os jovens pouco ou nada se interessam pela cultura geral. A evolução das gerações faz com que os interesses e gostos mudem. Esta mudança está relacionada com as novas tecnologias.
Devido à nossa geração tecnológica, damos muita importância à imagem e valorizamos também os audiovisuais como a televisão, os mini - DVD's, e, claro, os computadores.
Computadores - os nossos "melhores amigos". É assim que os vemos, querendo ou não. Com um simples "click" temos acesso às mais variadíssimas coisas e informações, através do MSN (messenger) ou do SKYPE podemos contactar com pessoas que estão no outro extremo do mundo.
A nossa geração é conhecida como a "geração hi5". Este rótulo surge por causa do simples facto de darmos mais importância a este site de (re)conhecimento virtual do que ao convívio social físico.
Hoje em dia já não se combina ir ao cinema com os amigos ou com a família, hoje é preferível sentar-mos-nos em frente ao computador, conectar-mos-nos ao MSN ou ao SKYPE e em vídeo - conferência, comentar-mos a telenovela que dá no canal X, no horário nobre.
A sociedade não entende que o facto de não sair de casa para ir ao cinema (coisa que todos nós gostávamos de fazer) é um perigo, estamos a transformar-nos em pessoas comodistas, habituadas a fazer uma única tarefa, fazer "click".
Os acontecimentos culturais do passado (ir ao teatro, ao cinema), em que vestiam a roupa de domingo, foram substituídos pelo sofá, pela TV, pelo computador e o confortável pijama e pela (continuada) leitura da revista cor - de - rosa em vez de um bom livro de Eugénio de Andrade.
Penso que somos uma sociedade preguiçosa que não conhece o benefício de usufruir do bom teatro Português, ou das mais diversas exposições de arte como a fotografia ou a pintura, acho que não nos fazia mal nenhum abandonarmos de vez em quando o nosso "melhor amigo", ter contacto físico com os nossos amigos e investir na nossa cultura geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário