1992.

sábado, 8 de maio de 2010

As Rectas São Uma Grande Seca.

Hoje estava a ver um programa na TV e vi uma entrevista que me chamou a atenção.
Era sobre o lançamento de um livro do actor Vitor Norte, cujo título é "As Rectas São Uma Seca". Presumo que este livro não fale de rectas em si, presumo que as rectas de que ele fala são uma metáfora para a vida e o quotidiano da vida, da dele, da minha, da tua, da de todos nós.
Eu sou uma pessoa que presume muitas coisas, e, assim sendo, presumo que ele não se importe que eu lhe roube o título do livro e o transforme no título deste texto.
Como já disse, presumo que ele esteja a referir-se às rectas do nosso quotidiano, e realmente tem razão! A vida em recta é uma (grande) seca!
Nós, seres humanos, gostamos muito de não ter trabalho com nada, nem mesmo com a nossa vida, nem que seja para a tornar melhor, e então fazemos da nossa vida uma recta simples, sem altos nem baixos, uma recta naquele meio termo em que nem tem um grande declive nem uma subida íngreme, é uma recta, uma simples recta. Eu acho que sou diferente... ou pelo menos tento.
Eu gosto muito de montanhas, não sei porquê, mas gosto, fazem-me sentir livre e fazem-me sentir viva, porque tenho um caminho a percorrer e um objectivo a alcançar, ainda que contenha muitas curvas e contra-curvas, muitas subidas íngremes e bastantes declives acentuados.
A vida de muita gente é uma recta. A vida de muita gente é uma montanha sem fim.
Eu gostava mesmo que a minha vida fosse uma montanha, e se fosse uma montanha russa, daquelas que havia no Parque Astérix em França, ainda melhor! Acho que até agora a minha vida tem sido uma montanha, e se não fosse não conhecia nem metade das pessoas que conheço, porque a maior parte delas encontrei-as numa curva, ou ajudaram-me a subir uma daquelas subidas mesmo complicadas, mas cheguei ao topo com elas, outras ajudaram-me a descer uma descida complicada e escorregadia, mantiveram-se sempre à minha frente para aparar cada escorregadela que dava!
Já tentei imaginar a minha vida sendo uma recta, mas ao fim de alguns minutos percebi que o Vitor Norte tem razão e as rectas são uma grande seca!

Sem comentários:

Enviar um comentário